Procedimentos

Septoplastia

O que é Septoplastia?

Septoplastia é uma cirurgia realizada para a correção de desvios existentes no septo nasal, de forma a deixá-lo o mais reto possível.

O que é septo nasal?

O septo nasal é a parte do nariz que divide a cavidade nasal direita da cavidade nasal esquerda, estando geralmente no centro do nariz. É constituído por mucosa, cartilagem e osso.

Qual é o objetivo da Septoplastia?

O objetivo da cirurgia é melhorar a respiração pelo nariz. A cirurgia é a única solução para corrigir o desvio de septo nasal.

Para quem está indicada a Septoplastia?

Para os pacientes com desvio de septo nasal que apresentam obstrução nasal (nariz entupido) e que não melhoram com tratamento com medicamentos.
Está também indicada em associação com a Rinoplastia (plástica de nariz) para pacientes com o nariz torto que desejam melhorar a estética e a função nasal.

Como é realizada a cirurgia?

A operação é realizada por dentro do nariz, não sendo realizadas incisões externas. Demora aproximadamente 60 minutos, dependendo da complexidade do desvio. O septo nasal, como todo o restante da cavidade nasal, é coberto pela mucosa nasal. O primeiro passo da cirurgia consiste em se levantar esta cobertura, para que se exponham todas as alterações ósseas e cartilaginosas do septo. Após a remoção e remodelagem das áreas desviadas, a mucosa nasal é reposicionada e suturada. O Não há necessidade de uso do tampão nasal no pós-operatório, na grande maioria dos casos.

Quais são os possíveis riscos e complicações?

É considerada uma cirurgia de baixo risco. Raramente ocorrem sangramentos importantes em que há necessidade de uso de tampão nasal ou cauterização de vasos sangrantes. Em casos mais raros podem ocorrer sinéquias (aderências) e perfuração do septo nasal. A taxa de satisfação com essa cirurgia é altíssima.

Quais são os cuidados no pós-operatório?

Normalmente, o paciente recebe alta no mesmo dia em que foi realizada a cirurgia. Deve ser mantido repouso relativo por cerca de 48 horas após a cirurgia. Neste período é normal a saída de pequena quantidade de sangue pelo nariz ou garganta. Atividade física deve ser iniciada somente após 10 dias.
É importante a realização de limpeza nasal rigorosa especialmente no primeiro mês após o procedimento cirúrgico. Neste período será necessário retorno semanalmente ao consultório, para que sejam removidas crostas que por ventura venham a se formar.

Palavras do Dr. Lucas sobre sua filosofia para a Septoplastia.

Respirar é muito bom. È essencial para a qualidade de vida do ser humano. A Septoplastia associada a Turbinectomia trazem de volta ao paciente a ótima sensação que é respirar bem. Essas cirurgias foram realizadas de várias formas durante a evolução da Medicina. Eu mesmo publiquei vários trabalhos buscando formas de alcançar melhores resultados, várias formas de tampão para evitar sangramento e outras complicações.
Hoje, essas cirurgias se tornaram bem controladas e extremamente previsíveis. São, sem dúvida, as cirurgias com maior taxa de satisfação na minha área de trabalho. Técnicas antigas preconizavam o uso de tampão para evitar sangramento. Eu mesmo fui submetido a Septoplastia e Turbinectomia com utilização de tampão nasal. Prometi para mim mesmo que ia buscar através da ciência o fim desta técnica. Depois de operar milhares de pacientes, está mais que comprovado que o tampão nasal é uma técnica que tem sua indicação apenas para casos gravíssimos e provavelmente vai ficar somente no “Museu da Medicina”. O que eu quero é que todo paciente Respire Bem, assim como hoje eu posso respirar graças à cirurgia.